One of the strongest songs of "The Wonder Show of the World"...
Mostrar mensagens com a etiqueta Emmett Kelly. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Emmett Kelly. Mostrar todas as mensagens
domingo, 16 de novembro de 2014
Bonnie "Prince" Billy: Troublesome Houses
One of the strongest songs of "The Wonder Show of the World"...
segunda-feira, 7 de junho de 2010
Bonnie "Prince" Billy & The Cairo Gang + Susanna: Go Folks, Go
Grande concerto ontem. De quem? Não sei. De Bonnie "Prince" Billy (BPB)? Talvez? De Emmett Kelly? Talvez. Mas não pensem que a dúvida possa indicar um "Minor concert", porque em verdade vos digo que é o oposto.
Quase como a dupla McCartney/Lennon, a soma das partes era muito superior do que as somas individuais. Se fossem 4 até poderiam ser os Beatles. Mas eram só três, porque com eles também esteve presente uma linda menina, a Susanna - que, com uma voz fabulosa, foi fazendo fantásticas harmonias (embora me fizesse lembrar por vezes a Olivia Newton-John) com os dois outros homens.
Vou deixar de ser mauzinho, porque eram mesmo 4. Também tinham um baixista, e fui mesmo mau, porque o seu baixo teve exactamente a função que tinha que ter no estilo: encaminhar para o "root" dos acordes, não nos deixando minimamente perdidos nos momentos em que a guitarra se isolava estabilizando-nos as sensações.
A primeira coisa que me marcou foi a humildade do artista BPB que fez de background-vocals da sua primeira parte durante quase 40 minutos. Mas isto não foi o mais importante. A sua voz estava fenomenal. Afinadíssima e emparelhando-se à voz de Susanna reproduzindo uma sonoridade merecendo destaque de um livro milenar.
A segunda coisa que me marcou foi a espantosa habilidade em todos os aspectos do guitarrista Emmett Kelly. Não é com certeza coincidência que até estava no centro do palco. Cantava e deslizava os seus dedos pela guitarra com uma eloquência de super-herói sem super-poderes. Daqueles que merecem mesmo destaque.
Depois de saírem para um curto intervalo, voltaram com outras asas. As asas da composição e da magia de BPB. Num concerto tão intimista que sempre que ele saltava, ouviam-se as chaves que tinha no bolso (acho eu, não fui lá confirmar). Em certos momentos nem precisava de microfone. Literalmente.
Como calculam o concerto foi mesmo fabuloso. Mas não consigo descrever o que foi o "encore". Uma sala em pé à espera do retorno dos músicos, que nem se fizeram esperar muito, recebeu-os novamente em apoteose. Num dos momentos de silêncio fantástico que se sentiram ontem, uma jovem delirava com uma das suas visões "I see a darkness, i see a darkness, ....". E foi aí que ocorreu o momento da noite. Emmett Kelly desliga-se de qualquer electricidade, conversa numa cumplicidade de dois adolescente que se preparam para fazer amor, separam-se um para cada lado do palco e... foi aí, que nos presentearam com um dos melhores momentos musicais a que assisti. Um verdadeiro unplugged do "I see a darkness" cantado e tocado, e se BPB fosse mais bonito poderia até poderia dizer, angelical.
BPB é um artista, um verdadeiro artista. No verdadeiro significado da palavra: criador de arte e segundo um dicionário online, que tem ou exprime o sentimento da arte.
PS: O vídeo que escolhi foi quase aleatório e foi retirado do concerto do dia anterior em Lisboa. Nem me preocupei porque sei que nada que aqui colocasse iria chegar perto do que se viu assumo a falha desde o início.
Quase como a dupla McCartney/Lennon, a soma das partes era muito superior do que as somas individuais. Se fossem 4 até poderiam ser os Beatles. Mas eram só três, porque com eles também esteve presente uma linda menina, a Susanna - que, com uma voz fabulosa, foi fazendo fantásticas harmonias (embora me fizesse lembrar por vezes a Olivia Newton-John) com os dois outros homens.
Vou deixar de ser mauzinho, porque eram mesmo 4. Também tinham um baixista, e fui mesmo mau, porque o seu baixo teve exactamente a função que tinha que ter no estilo: encaminhar para o "root" dos acordes, não nos deixando minimamente perdidos nos momentos em que a guitarra se isolava estabilizando-nos as sensações.
A primeira coisa que me marcou foi a humildade do artista BPB que fez de background-vocals da sua primeira parte durante quase 40 minutos. Mas isto não foi o mais importante. A sua voz estava fenomenal. Afinadíssima e emparelhando-se à voz de Susanna reproduzindo uma sonoridade merecendo destaque de um livro milenar.
A segunda coisa que me marcou foi a espantosa habilidade em todos os aspectos do guitarrista Emmett Kelly. Não é com certeza coincidência que até estava no centro do palco. Cantava e deslizava os seus dedos pela guitarra com uma eloquência de super-herói sem super-poderes. Daqueles que merecem mesmo destaque.
Depois de saírem para um curto intervalo, voltaram com outras asas. As asas da composição e da magia de BPB. Num concerto tão intimista que sempre que ele saltava, ouviam-se as chaves que tinha no bolso (acho eu, não fui lá confirmar). Em certos momentos nem precisava de microfone. Literalmente.
Como calculam o concerto foi mesmo fabuloso. Mas não consigo descrever o que foi o "encore". Uma sala em pé à espera do retorno dos músicos, que nem se fizeram esperar muito, recebeu-os novamente em apoteose. Num dos momentos de silêncio fantástico que se sentiram ontem, uma jovem delirava com uma das suas visões "I see a darkness, i see a darkness, ....". E foi aí que ocorreu o momento da noite. Emmett Kelly desliga-se de qualquer electricidade, conversa numa cumplicidade de dois adolescente que se preparam para fazer amor, separam-se um para cada lado do palco e... foi aí, que nos presentearam com um dos melhores momentos musicais a que assisti. Um verdadeiro unplugged do "I see a darkness" cantado e tocado, e se BPB fosse mais bonito poderia até poderia dizer, angelical.
BPB é um artista, um verdadeiro artista. No verdadeiro significado da palavra: criador de arte e segundo um dicionário online, que tem ou exprime o sentimento da arte.
PS: O vídeo que escolhi foi quase aleatório e foi retirado do concerto do dia anterior em Lisboa. Nem me preocupei porque sei que nada que aqui colocasse iria chegar perto do que se viu assumo a falha desde o início.
Subscrever:
Mensagens (Atom)