Site Meter

sexta-feira, 10 de junho de 2016

The Beach Boys: God Only Knows (II)


Os Beach Boys e os Beatles foram-me apresentados numa fase em que tinha descoberto o Hard-Rock e o Heavy-Metal. Qualquer forma musical com um número de notas inferior a 103 por minuto eram, naquela altura, estilos menores. Por isso, quando pessoas com bom gosto, e que até usavam ocasionalmente uma t-shirt com caveiras, me recomendaram o "Pet Sounds" e o "Abbey Road", tive que responder sussurrando, até um pouco envergonhado, "A sério?".

O "Pet Sounds", claramente Brian Wilson: todas as músicas têm-no como autor ou co-autor, é uma verdadeira aula de Geologia. A forma como cada camada musical se adapta às outras faz-me lembrar a crosta terrestre. Algumas camadas foram formadas por sedimentação, onde um trabalho árduo e paciente fez com que suavemente tudo se fosse encaixando, com influências trazidas de perto (latas de coca-cola) ou de mais longe (cães a ladrar). Outras camadas foram formadas por magmatismo, expelidas do (in)consciente mais profundo de Wilson e outras camadas por metamorfismo, pelo contacto com outros géneros musicais.

Como qualquer disco dos Beach Boys, o ponto forte está nas harmonias vocais e neste capítulo, o disco está perfeito. Por isso, enquanto não começa logo o concerto de Brian Wilson, no Primavera, resta-me voltar a ouvir este fabuloso disco, mais uma vez. E outra. E outra...

PS: Tive informações privilegiadas que o concerto será emotivo. Estou mesmo curioso... Bem, só me resta dizer, Brian, até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário