Site Meter

domingo, 24 de maio de 2009

Janis Joplin: Summertime

E as mulheres?!?! Não respeitas as "cotas/quotas"? Aqui temos uma mulher fantástica, cuja voz está no meu pedestal musical. Mas, mais uma vez tenho aqui um erro propositado. Esta música não foi gravada pela Janis, mas pelos "Big Brother & The Holding Company". Neste caso confesso alguma injustiça porque o acompanhamento é perfeito (tirando talvez uns 20 segundos) ;)

Esta música composta por Gershwin (et al.) tem imensas versões (como diria a minha antiga professora Álgebra: Hão Muitas!) mas esta é a "minha" versão.

A voz de Janis leva-me em viagens fantásticas a cada passagem desta faixa. É uma música intemporal e ao mesmo tempo muito "sixty".

Notas: 
  • Uma das músicas mais conhecidas da Janis é "Mercedes Benz" cantada "a cappella" eventualmente não teria esta finalidade. Acontece que Janis morreu antes de o disco estar concluído. O disco do que falo é "Pearl", uma verdadeira pérola musical que recomendo vivamente que, para além do referido "Mercedes Benz" contem faixas tão fantásticas como "Move over", "Cry Baby" e "Me and Bobby McGee".
  • Uma música de Leonard Cohen, refere-se a Janis Joplin em contextos muito "peace and love" (mas mais love ;)
  • As actuações de Janis na sua terra (que adorava mas que também ridiculizava) raramente foram grande coisa, porque sentia-se tão nervosa que exagerava na bebida.
  • Janis pertence ao grupo das celebridades que morreram aos 27 anos (a maldição dos 27)


Sem comentários:

Enviar um comentário